Blog

2024 – Um ano promissor para investimentos em imóveis

Publicado em

O brasileiro enxerga o imóvel como porto seguro e eficiente para investimentos. Esta cultura é resultado de uma conquista do mercado imobiliário, que ano após ano entregou bons resultados, e assim ganhou sua confiança.

Em que pese essa forte ligação, é razoável entender que o apetite pelo investimento em imóveis tem interferência do cenário macroeconômico, que por muitas vezes deixa um investimento em renda fixa bastante coerente, por exemplo. Os últimos anos foram assim, sentimos no mercado imobiliário a presença mais robusta do consumidor final, daquele que busca seu lar, não olhando o imóvel de modo racional e exclusivamente como alternativa de investimento.

Já 2024 dá sinais claros do quão atraente será o investimento em imóveis. A queda da taxa básica de juros (SELIC) que fechou o ano em 11,75%, após 4 (quatro) cortes consecutivos de 0,5% ao longo de 2023, bem como o aceno do Banco Central pela manutenção dessa política de cortes, levam as projeções para SELIC à casa de 9% ao cabo de 2024, o que naturalmente conduz investidores a buscarem no mercado imobiliário opções de investimentos que entreguem retorno mais robusto. Corroborando com a construção deste cenário favorável temos ainda a inflação da construção civil em patamares historicamente baixos, registrando em dezembro/23 variação negativa inclusive. Novamente, para o ano 2024 a projeção é de equilíbrio e manutenção desses patamares.

Contribuindo ainda mais para a virtuosidade do momento, e agora dando zoom no mercado imobiliário de Florianópolis, o ano de 2024 será marcado por lançamentos promissores e a disposição das principais incorporadoras de facilitar o acesso as excelentes oportunidades existentes em seus estoques de imóveis prontos, deixando daí ao critério do comprador a opções de investir num apartamento pronto ou em construção, mas isto é pauta para uma próxima conversa.

Posts Relacionados

    A História do Bairro Carianos: Uma Viagem pelo Tempo

    Leia mais

    Dicas sobre o bairro Campinas

    Leia mais

    São José: Prepare-se para os Lançamentos Imobiliários de ...

    Leia mais